Corpo em movimento: a importância de se movimentar em qualquer estação do ano.

Fazer atividade física nos dias quentes é bem mais gostoso! Mas, nos dias frios, todo mundo tem aquela preguicinha de se movimentar, e até parece que as articulações doem mais nas baixas temperaturas. Essa sensação bastante comum é explicada por conta do aumento da contração muscular, como uma forma que o organismo encontra para se manter aquecido. De acordo com Willams Santos Ramos, gerente médico da Apsen Farmacêutica, esse desconforto articular fica ainda maior porque as pessoas acabam se movimentando menos. E, para quem tem mais idade, a dor pode ser ainda mais intensa. Isso acontece porque, segundo o especialista, na fase adulta, existe uma perda natural significativa de colágeno e ácido hialurônico no organismo – duas substâncias importantíssimas quando o assunto é saúde articular.

“Acredita-se que o conteúdo de colágeno diminua aproximadamente 1% ao ano ao longo da vida adulta, e, além disso, as fibras de colágeno restantes apresentam-se mais desorganizadas, compactas e granulosas”, explica.

Alongue-se ao longo do dia

O alongamento é muito importante na hora de preparar os músculos e articulações para sair do estado de repouso para o estado de atividade física, e vice-versa. Mas essa não é a sua única função. Essa prática também alivia o estresse corporal e te permite fazer movimentos mais amplos, sem sobrecarregar os músculos. Além disso, contribui para melhorar a postura. Por isso, a nossa dica é fazer vários alongamentos ao longo do dia, por exemplo, entre uma reunião e outra, na hora de acordar ou mesmo enquanto assiste à televisão.

Uma caminhada para dar ânimo

Se você preferir começar os exercícios com mais calma, caminhar é uma boa alternativa, em qualquer momento do dia. E pode ser até acompanhado pelo pet, respeitando o ritmo e a resistência dele, claro. Parar o carro um pouco mais longe do seu local de destino, dar aquele rolê gostoso no parque ou mesmo fazer umas comprinhas no shopping podem ser belos pretextos para se movimentar.

 

É importante valorizar também o alongamento e aquecimento antes da prática, já que no inverno a musculatura se mantem mais contraída e o risco de lesão aumenta. O aquecimento se torna fundamental para manter seu rendimento durante toda a prática, faça dele um aliado. ​

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