NR-8 Edificações

O que é a NR-8? 

Publicada pela portaria 3.214/1978 a NR-8 passou por três alterações, sendo elas em 1983, 2001 e 2011 sendo umas das normas que foi menos modificada ao longo dos anos. Ela estabelece requisitos mínimos que devem ser adotados nas edificações, com o objetivo de garantir a segurança e o conforto aos trabalhadores.

Orientação

A NR-8 trata de assuntos simples, como altura do pé direito, sobre pisos e paredes e suas proteções, orienta sobre escadas, rampas e andares acima do solo, com necessidade de proteção adequada contra quedas dentre outros. Tudo em prol da obtenção de condições dignas e salubres para os trabalhadores.

Intempéries

Em seu item 8.4 (e demais subitens), orientações em proteções contra intempéries, abordando as partes externas de edificações, exigindo a observação de normas técnicas relativas a incêndio, isolamento térmico, condicionamento acústico, resistência estrutural e impermeabilidade.

Termos

A NR-8 é uma norma que poderia tranquilamente ter seu conteúdo dentro da NR-18 e da NR-24, por exemplo. Inclusive, em alguns pontos ela usa o termo “conforto”, o mesmo carregado no título da NR-24.

Evite multas! Saiba quais os cuidados que precisa tomar para se manter regularizado junto as NR’s. A ENGEMED pode te assessorar em todas as NR’s.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.